Cersaie 2017, sob o olhar de Ruth Fingerhut

CERSAIE 2017 – o que mudou?

Por Ruth Fingerhut

 

Mais um ano visitando a maior feira de revestimentos do mundo.

Até uns cinco anos atrás este evento era exclusivamente para fabricantes mundiais de revestimentos cerâmicos, louças e metais. Agora com seus 15 pavilhões, a Cersaie se tornou a maior feira de revestimentos e acabamentos do segmento da arquitetura e design de interiores. Hoje temos madeira natural, mármore natural, papel de parede, porcelanatos, cerâmicas, louças e metais, diferenciando-se da Expo Revestir do Brasil apenas nos vinílicos e laminados.

Uma feira rica para orientar os visitantes nas cores, texturas, formatos e principalmente conceitos estéticos e usos.

Vamos começar pelos formatos. Hoje parece que a evolução tecnológica está caminhando para deixar as fábricas de porcelanato ficarem mais eficientes. Há 5 anos atrás mais ou menos, uma única fábrica surgia lançando as primeiras placas ou lastras porcelânicas de 1,80 x 3,00m com 4mm de espessura. Hoje com mais de 30 fábricas vendidas pelo mundo, este formato gigante.

 

Um único formato é produzido e depois são cortados em vários outros formatos. As espessuras são indicadas conforme o uso. Na superfície todas as referências estéticas podem ser aplicadas como por exemplo os mármores, cimentos, madeiras, etc. Os acabamentos como polido, mate, acetinado, também são oferecidos.

Mas este formato não foi o único, pois o conceito dos opostos foi apresentado.

 

E todos convivendo em harmonia.

Uma feira muito elegante. As gama de cinzas e beges deram o tom pois afinal estamos falando de referências naturais.

 

 

As madeiras em porcelanato foram mostradas pelos fabricantes na maioria das vezes usadas em banheiros.

Ariana Ceramiche  |  Rex Ceramiche – Grupo Florim

 

Ariana Ceramiche  |  Marazzi Ceramiche

Mas claro que a madeira pode entrar na casa toda, inclusive na área externa pois os acabamentos de superfície são elaborados para isso.

 

Ceramica Cerdomus

Como complemento foram oferecidos os Maxi Mosaicos.

 

Flaviker Ceramiche

Mas as empresas de Madeira Natural também estavam apresentando seus materiais e com muita criatividade.

E apostam no Carvalho Europeu como a madeira do momento.

E falando de Maxi Mosaicos, encontrei o oposto, os Mini Mosaicos Fantástico!

 

Empresa MADE+39  | Bisazza

Interessante como mostraram as madeiras em porcelanato nos banheiros e os mármores porcelânicos nas cozinhas. Quebra de paradigma do mercado que sempre acreditou que lugar de revestimentos de madeira era nos quartos e mármores nas salas e banheiros.

ABK Ceramiche

Casa Mood,  Grupo Florim

Italgranitti Ceramiche

Essas Placas Porcelânicas  tem o mesmo raciocínio das placas de Mármore Natural. Aliás,  esta foi a fonte de inspiração,  e estão sendo especificadas para fachada de loja como esta do Yves Saint Laurent.

O cimento como referência estética esteve presente em todos os stands. Sempre oferecido em acabamentos mate, e também como antideslizante para uso externo.

O estilo sempre muito contemporâneo.

Imola Ceramic

Panaria Ceramiche

Gardenia Ceramic

Mas cores e texturas também estavam presentes. Os relevos de superfície ao contrário do ano passado, estavam mais delicados.

Fap Ceramiche

E o mais bacana foram as coordenações; Acabaram os conjuntinhos do mesmo produto no chão e na parede. Agora é pensar em materiais e criar combinações harmoniosas.

Love Ceramiche

Banheiros Atlas Concorde

Uma chuva de informações. Mas o que me impressionou bastante foi o lançamento de papel de parede para fachada super resistente. O lançamento foi da empresa italiana Wall & Deco.

E também para banheiros.

Até a próxima!!!

Ruth Fingerhut

 



Compartilhe