Novo luxo: mobiliário mostra novos caminhos

Começa um novo ano, feiras do setor vem ai. Mas o que já há de novo no mercado em termos de tendência do design em mobiliário?

Leveza. Do luxo ao simples, o que se vê é leveza. Leveza no design, de poucos traços, nos acabamentos bem escolhidos, nas pinceladas de cores, na possibilidade de escolha – de acabamentos, de uso – levando em conta a percepção e forma de viver de cada um.

Em termos de acabamentos, entre amadeirados e metálicos, as cores ganham espaço. Desde os mais sóbrios cinzas até amarelos e verdes, bem dentro das novas cartelas de cores vistas, seja na Pantone, seja no Colours Future.

Já em termos de conceito, as novas peças vem mais limpas, sem rebuscamentos, muitas tendendo ao design minimalista, quase bruto, no caminho do industrial, inspirados nos famosos lofts dos anos de 1950/60 – alguns com composição de madeira e ferro.

Aliás, essa revisita ao passado é tônica comum a todos, seja esse passado mais moderno ou mais adocicado. E vem de encontro aos conceitos que deram rumo à escolha de cartelas de cores para 2017.

Novo Luxo

Ornare 3.0
Para celebrar o 30º. aniversário, a  Ornare, referência em armários e móveis de alto padrão para cozinha, sala de banho, home theater e closet, apresenta a nova coleção Wide Line que explora a atmosfera do viver em um ambiente fluido. Desenhada por Ricardo Bello Dias, diretor de arte, e  pelo Studio Ornare, o processo de criação do lançamento teve a coordenação do CEO da marca, Murillo Schattan.

O Wide System - sistema-símbolo desta linha – é composto por painéis modulares, perfis de suporte, móveis e prateleiras de diferentes formas e espessuras, disponíveis em uma ampla gama de cores e acabamentos que seguem a tendência mundial. Um sistema que proporciona configurações que se adaptam a todas as necessidades e ambientes, como, por exemplo, o uso de eletrodomésticos embutidos atrás de portas e painéis podendo ocupar um espaço da sala de estar sem interferir visualmente.
Os elementos que compõem esta coleção  revestem e decoram a casa como um ambiente único: armários, closets, banheiros e cozinhas são interpretados como elementos que geram espaços interligados e harmônicos. Os materiais originais obedecem a rigoroso padrão técnico e de qualidade. Os acessórios metálicos, consideradas “pequenas joias”, produzidas artesanalmente – com nove tonalidades acetinadas que vão do dourado ao selênio – dão aos móveis  um acabamento único e sofisticado.

Novo Luxo

Oppa , marca brasileira de móveis e acessórios de design – é uma das ganhadoras da iF DESIGN AWARD 2017, a mais conceituada premiação de design mundial. O produto vitorioso é o Cavalete Split, que venceu no quesito “Product”, na categoria “Home Furniture”.
O Cavalete Split, criado pela alemã Louisa Köber, foi eleito por um júri formado por 58 grandes nomes do design mundial. A peça teve como ponto de partida a técnica de divisão de bambu. Ao transferir esta antiga arte ao material de metal, a designer percebeu que era possível fabricar uma perna de mesa a partir de um único tubo.
“A seção revela as tonalidades de cor dentro do tubo. Nas pontas dos pés e com pernas finas, fica lá, como um cervo tímido, pronto para fugir.O produto se move entre objeto e o lúdico. Parece elegante e vulnerável”, explica a designer.
O iF ocorre anualmente e é considerado o prêmio máximo do setor e visto como um dos principais selos de excelência em design do mundo.Novo Luxo

 

No Prêmio Salão Design
A Líder Interiores, marca que atua nos setores de mobiliário e decoração há mais de 70 anos, é estreante e uma das finalistas do Prêmio Salão Design 2017 – que com 25 anos de tradição é considerado um dos melhores prêmios de design da América Latina.

Os móveis que estão concorrendo na modalidade indústria e categoria Espaços Íntimos, são a Cadeira Ditta, a Cadeira Abraço e a Linha Canguru. Nesta categoria, a marca já é considerada vencedora, já que detém de todos os produtos finalistas. Na mesma modalidade, mas na categoria Espaços Sociais, concorre ainda a Mesa de Jantar Renda.

Assinada pelo estúdio Nada se Leva, a Cadeira Ditta é cheia de charme e remete ao clássico mobiliário escandinavo por conta de seu traço iconográfico e está disponível em seis medidas diferentes.

A Cadeira Abraço tem como destaque uma curva sinuosa que remete a um abraço, como diz o próprio nome e foi criada pelos designes da Latoog Design.

Já a Linha Canguru, que inclui banco, mesa lateral e mini cômoda, é de autoria da arquiteta Isabela Vecci e é inspirada no hábito, não só dos humanos, de carregar objetos junto a si, assim, toda as peças da linha vêm acompanhada de bolsas de recouro acopladas à estrutura.

Novo Luxo

 

Na ABUP
A premiada designer gaúcha Marta Manente estará presente com suas peças assinadas na feira onde lançará novidades exclusivas para a marca Starmobile, de Garibaldi (SC) que participa pela primeira vez da ABUP Móvel Show. Veja algumas das peças:

Poltrona Lottia . Seu design é inspirado nas conchas do fundo do mar. Forma aconchegante e acolhedora, principalmente no assento da poltrona que transmite conforto estético e funcional à peça.
Durante o processo de criação, o objetivo era conseguir um resultado de design confortável, que abraçasse a pessoa ao sentar. Convidativa, a poltrona possui detalhes singulares e charmosos que salientam e evidenciam os traços de uma concha do mar.

O seu estofamento curvo, o pé de madeira giratório exclusivo e o debrum em couro, são alguns dos detalhes que fazem a diferença nesta peça.

Marta Manente tem 17 anos de experiência no mercado moveleiro atendendo grandes players da indústria de móveis do Brasil. É diretora há mais de uma década do Studio Marta Manente Design e Assessoria, de Bento Gonçalves (RS), empresa que atua com assessorias de design de produto, marketing industrial e decoração de interiores – residencial e corporativo.

Novo Luxo

 

Leves e descolados
A Dioudi, marca de móveis de madeira com estilo descolado, moderno e exclusivo, leva para a ABIMAD ( Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração, de 7 a 10 de fevereiro em São Paulo). Veja algumas novidades:

A Cadeira Loop é assinada pela equipe de designers da Dioudi e foi inspirado no cíclico, que se renova, que está em constante transformação. Possui estrutura em madeira maciça Taeda, disponível em 13 cores (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro, Garapa, Natural e Tabaco). E para combinar ainda mais com o ambiente, o estofado do assento recebe o acabamento em diversas cores.

A Escrivaninha Dock une o design e a tecnologia em um único móvel. Com estrutura em madeira maciça Taeda, e tampo e suporte inferior em MDF com acabamento laqueado, inclui régua com quatro tomadas (padrão brasileiro) e extensão elétrica de 2m de comprimento. O móvel pode ser desenvolvido nas cores madeira natural ou garapa (pés) e o tampo em 10 cores laqueadas (Amarelo, Preto, Pérola, Cappuccino, Azul, Cinza, Verde escuro, verde claro, Rosa claro, Laranja escuro).

Novo Luxo

Inspiração na arte!
Amilcar, Artigas, Gullar. Sob o comando da designer brasileira Daniela Ferro, a Milênio Hom, junto à turma do Asa Design, apresenta na ABIMAD  três novas coleções de móveis para salas de jantar e de estar. A equipe buscou inspiração nas obras dos artistas plásticos neoconcretos, mais notadamente Lygia Pape, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Amílcar de Castro, bem como na arquitetura brasileira dos anos 1970. Estes artistas foram capazes de unir subjetividade e geometria, expressividade e construção racional.

Artigas apresenta um design limpo, desprovido de ornamentos. As mesas apresentam configuração de coluna dupla. A peça em formato “Y” faz a ligação das colunas com o tampo, e é uma menção à arquitetura do mestre Villanova Artigas, que costumava valorizar os seus projetos com elementos estruturais expressivos. Este detalhe não é visível de imediato, pois fica próximo ao tampo. É uma pequena “surpresa” reservada aos que se propõe a apreciar o design das colunas, de formas arredondadas que se encontram em vincos verticais, direcionando o olhar de baixo para cima. Enfatizando a leveza da peça, o tampo apresenta bordas afinadas e cantos arredondados.



Compartilhe