Brasilidade com sotaque italiano no design de Marta Manente

Conexão com as tendências, as tecnologias e com a vida: essa a receita da designer gaúcha que ganhou o mundo

Joyce Diehl

 

Estar sempre bem informada tecnicamente sobre novas matérias primas e novos processos produtivos e tendências da vez pelo mundo e desejos dos consumidores parece ser a forma da designer Marta Manente de se conectar com o consumidor.

E consegue. A designer gaúcha, especialista em design e assessoria para o setor mobiliário, se destaca mundialmente pela união de seu DNA italiano, vindo de outras gerações e tão presente na Serra Gaúcha, onde habita, com a brasilidade que lhe é pertinente. O que se vê como resultado é uma constante revisita ao bem viver, coisa que italianos sabem muito bem o significado.

Coleção Forseti: equilíbrio entre a maleabilidade do aramado e couro natural e a “rigidez” da madeira nas peças multifuncionais   

Marta mescla os valores de seus ascendentes, enraizados em suas veias, e sua originalidade tipicamente brasileira, sempre presentes em cada detalhe de suas criações. Não à toa, vem chamando a atenção da terra do design, com participação constante nos I Saloni, exposições que concorrem com o Salão de Milão pela liberdade e criatividade em alta. E, claro, nas coleções das melhores marcas do setor no Brasil, expostas em grandes feiras nacionais.

E como conseguir essa mistura da ancestralidade atemporal e ao mesmo tempo inovação da Itália com toda marca forte da brasilidade?

“Meus bisavôs eram de origem italiana e todas as gerações da minha família sempre trabalharam com madeira. Carrego esse amor e honra na veia.”

 Memórias afetivas muito presentes na Coleção de luminárias Lampadari

E experiência: Marta já visita há 16 anos o Salão do Móvel de Milão. Além disso, foi professora de uma Universidade italiana em parceria com uma Universidade brasileira. Nos últimos cinco anos vem conquistando cada vez mais espaço com suas criações no I Saloni e Mostra Be Brasil. Este ano, 2020, seu design estará mais uma vez nos  I Saloni com sua primeira coleção de móveis outdoor, sua nova paixão, bem ao tempero de bem viver que traz nas veias. E pela 5ª vez na ICFF , a International Contemporary Furniture Fair, em Nova Iorque, em maio.

De onde vem tanta inspiração?

Do passado, enquanto memória sensorial e afetiva, e do presente, esse bem focado nas tecnologias e novos usos – mas também na convivência. Nas palavras de Marta, sua maior inspiração vem  “das minhas experiências diárias, com meus filhos, minha família, as belas paisagens do privilegiado lugar onde moro – e também uma boa garrafa de vinho.”

Sobre o processo de criação, além de sossego, muita pesquisa: 

  “Nos dias em que eu preciso criar algum projeto, para ficar mais focada  e inspirada, procuro sempre uma música agradável, dedico meus pensamentos em coisas boas e tudo flui”.

 

Balanço Revoar e sua versão outdoor (novidade 2020)

 

Matérias primas naturais, como madeira, além de tramados, crochês – esse até em corda e tricôt náutico, feitos á mão – se harmonizam com concreto, ferro, alumínio, além de tecidos,  naturais ou altamente resistentes quando se fazem imprescindíveis. As peças unem alta tecnologia com o handmade, marcante terroir nacional das tramas manuais em tricôt, resultando em um enlace harmonioso entre o clássico e o contemporâneo. E tudo de forma tão harmônica que sempre se acha que foram feitos um para o outro.

E esse contraste e ao mesmo tempo convívio que dão vida própria e bem vivida nos traços da designer.

“Adoro conhecer novas indústrias, novas tecnologias, materiais e processos. Desafios sempre me encantam. Aliás, para mim isso é design criativo.”

Poltrona Flor, em madeira e palha natural, peça de sucesso em Milão e Nova Iorque 

Não se engane ao achar que o processo é livre, fácil, de pura inspiração. Existe em Marta, além do grande conhecimento sobre os materiais e tendências, a percepção da importância do design no dia a dia de todos nós e de seu poder transformador:

“ Dedico-me à minha profissão há mais de 20 anos, diariamente. Sou apaixonada por ser designer, pois acredito que o ‘design’  tem poder transformador na vida das pessoas. Através dele entramos na casa de infinitas pessoas levando bem estar, alegria, energia e as boas intenções que materializamos do primeiro traço ao produto final”.

Uma dedicação que se vê – e se sente – em cada peça por ela assinada.

Sempre com novidades, Marta leva esse ano para Milão e NY sua primeira coleção de mobiliário outdoor, mas sem preder seus traços e personalidade.

 

Coleção outodoor: Chaise Flag, Balanço Maxi Pérola e Coleção de sofá modulável Maré

martamanente.com.br



Compartilhe