CBC, Elizabeth Wey e as cores de 2019

Cores 2019, o que vem por ai?

Por Elizabeth Wey

Há 30 anos o Comitê Brasileiro de Cores (CBC) pesquisa, desenvolve, cria e divulga uma cartela de cores bienal, a CECAL (Centro de Estudos da COR da América Latina) para ser aplicada em produtos indústrias ligadas à arquitetura, design e decoração.

Esse resultado vem do trabalho de designers, arquitetos e decoradores. São 40 pesquisadores nacionais e internacionais cujo principal objetivo é o de otimizar a produção industrial e oferecer cores assertivas para cada segmento da cadeia produtiva. O Centro Universitário Belas Artes certifica academicamente as análises, o que dá a certeza de bons resultados em aplicações de produtos dos apoiadores do CBC, como Fórmica, Farben, Tramare, Ecosimple, Imetextil, Antor, Colormix, Eckart, Dikta, Gerbar, Tidelli, Interfloor, entre outras.

O tema base da cartela atual é Cores Gaseificadas, que são fluídas e sem contornos dos gases das atmosferas espaciais e das expelidas do centro da terra. Ao buscar pistas pelo mundo afora, o novo olhar escurece ambientes ao especificar tons mais escuros para revestimentos, sejam cerâmicos, têxteis, laminados ou orgânicos. Do preto aos marrons, passando pelos cinzas,  surge uma palheta de cores inspirada em Geo Raízes, da Cartela de cores CECAL 2019. Esses tons profundos se contrapõem com vermelhos que remetem aos tons das lavas dos vulcões e ao Peridoto, verde das gramíneas que brotam do solo petrificado e negro das lavas vulcânicas.

A escolha foi pelos revestimentos cerâmicos da indústria catarinense Ceusa, uma das empresas do grupo Duratex, para exemplificar essa Inspiração, com sua linha de produtos orientada pela designer Marcele Brunel que se empenha para realizar produtos com qualidade tecnológica e design inovador.

Crédito Molteni Dada

Crédito Allofarchitecture 

    

Tintas metalizadas grafite em contraste com Corallo, Gengibre e Sulfúrico

na ambientação Geo Raízes da Exposição Cores Gaseificadas, do CBC, na Belas Artes.

 

 

Inspirações CECAL 2019

12 meses de pesquisas, 40 profissionais pesquisadores envolvidos, corpo acadêmico do Centro Universitário Belas Artes e gestores do Comitê Brasileiro de Cores apresentam caminhos da cartela CECAL 2019.

CORES GASEIFICADAS

“…nós somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo, somos feitos de poeira de estrelas”

Carl Sagan

CORES LÍQUIDAS, tema de nossa última cartela, em sua total fluidez percorreram os caminhos da arte, do design e da cultura e como um rio, transpassaram os limites geofísicos que agora, naturalmente em seu próximo “estado físico”, deságuam no oceano cósmico, dando origem às CORES GASEIFICADAS. Elas dançam em ritmo silencioso entre as Nebulosas no meio inter-estelar, coreografadas pelas constelações, surfam pelas ondas gravitacionais e descortinam escalas policromáticas, fabulosas, enigmáticas, místicas e inspiradoras das erupções de nosso planeta.

CORES GASEIFICADAS, não possuem volume nem forma própria, se expandem rapidamente em todas as direções, movem-se e vibram de forma desordenada, nublando como nunca as fronteiras entre o mundo virtual e o mundo real. Da essência da criação aos flashes tecnológicos elas vagam pelo mundo enevoando soluções que necessitam exploração.

A cartela do Comitê Brasileiro de Cores, a CECAL 2019, viaja pelo mundo dessas CORES GASEIFICADAS e convidam todos a explorar esta jornada de cores e emoções pelo Universo.

INSPIRAÇÃO

GEO-RAÍZES

A energia que pulsa no centro de nosso planeta, vez ou outra parece dialogar com o espaço sideral através das erupções solares e vulcânicas, – gases, vapores e lavas que convertem tudo às cinzas para depois renascer pela ação da terra fertilizada. Esse fenômeno nos leva a entender a dinâmica entre o ser humano e a natureza através do tempo e do uso do solo e nos excita ao resgate das raízes, em busca dos ancestrais, na procura de quem somos, pela definição do “Eu/NÓS”. A força interna da terra explode em magma e lavas vermelhas que pulsam em energia vital. Essa energia traz à memória mítica que protege os vulcões, tal como a Deusa Pele no Havaí. Unir fatores naturais e espirituais em busca de novas explicações e projeções é o princípio básico dessa Inspiração em explosões de vermelhos, dourados e cinzas. Cores básicas: Granada, Magma, Ônix, Grafite, Arábico.

Inspirem-se!

Elisabeth Wey é presidente do Comitê Brasileiro de Cores, exercendo atualmente a função de diretora executiva do Centro de Estudos da Cor para a América Latina. Possui especialização em Marketing Style na França e dirige há 20 anos o escritório de arquitetura Studio Wey, especializado em projetos corporativos.

O QUE É O CBC E a CECAL?

O CBC , Comitê Brasileiro de Cores, nasceu com o propósito de direcionar indústrias para lançamento de produtos da casa, com cores coordenáveis entre si, fundada em 1983, pela arquiteta e designer Elisabeth Wey, que o preside desde então. O CBC introduziu no país uma concepção pioneira de coordenação cromática, orientando diversos segmentos industriais, sobre tendências mundiais de cores, captadas em salões internacionais do setor e adaptadas ao Brasil. O princípio básico é permitir que o consumidor final possa compor ambientes harmônicos com esses produtos. Com liberdade de criação e coordenação múltiplas, dentro de tendências mundiais do segmento da construção civil.

Após 30 anos dedicados à pesquisa de tendências em produtos nos principais países do mundo, chegamos à conclusão que havia uma necessidade comprovada de ampliarmos nossos horizontes, a fim de conseguirmos balizar nossos produtos, até agora brasileiros, dentro de um segmento mais amplo, o MERCOSUL. Por isso nos aliamos a parceiros latinos e criamos o CECAL – Centro de Estudos para a Cor da América Latina, dos nossos esforços e estudos temos como resultado a Cartela de Cores CBC-CECAL, que é lançada bienalmente no Brasil. Surgia a Cartela de Cores CECAL que reúne as últimas tendências mundiais, adaptadas ao mercado brasileiro.

Esse material é bienal e orienta a indústria nacional para o lançamento de produtos para a construção civil, arquitetura de interiores e design com cores coordenáveis entre si destinados ao consumo, o que facilita a produção unificada de novas linhas, e a especificação de cores por profissionais da área do design, decoração e arquitetura.



Compartilhe