Coleções 2022 de revestimentos, o que esperar?

EXPO REVESTIR PARTE 2:  o que é tendência em revestimentos?

Já mostramos a Parte 1  das tendências da Expo Revestir, a maior feira de acabamentos da América Latina, falando de louças e metais. Vimos que tecnologia e design andam juntas!

Hoje vamos abordar as tendências dos revestimentos – algo que adoramos, não é mesmo? – e seus mais diversos usos.

A Expo Revestir, aliás, veio para ser palco de tendências nesse segmento. Lembram como eram esses lançamentos antes da feira? Cada marca apresentava o seu em épocas diferentes. “Um dos motivos pelo que lancei a www.revestir.com.br ainda em 2000: unir, em um só lugar, informações das mais diversas sobre os setores de produtos para arquitetura e interiores”, lembra Joyce Diehl, criadora e CEO da Revestir.com. O portal completou 22 anos de boa informação no inicio deste ano.

Com a criação da feira, as marcas participantes passaram a sempre apresentar as novidades durante o evento. Assim, os olhos dos profissionais também ficam atentos nessa época do ano; afinal, estamos sempre atrás de novidades, não?

Para contar um pouco da percepção dos lançamentos no quesito revestimentos, convidamos as arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, à frente do escritório VilaVille Arquitetura. As profissionais visitaram a feira no segundo dia, e puderam conferir diferentes estandes. E sobre isso que vamos conversar, tendo como convidada a arquiteta Joyce.

Novos formatos – e com ares retrô! Coleção Montenapoleone, Cor Assoluto, Lepri

 

As sócias Fabiana e Gabriela disseram que visitam a Expo Revestir desde 2012, quando ainda estavam na faculdade, e contam que é essencial a visita. “Além de conhecer novas marcas, conhecemos os lançamentos e temos a possibilidade de tirar dúvidas técnicas sobre os produtos com os atendentes”, revelam.

 

Linha Nature, explorando os tons em alta e a personalização. Incepa.

 

 

Para elas, na parte de revestimentos, o que mais chamou a atenção foram as diferentes texturas e acabamentos apresentados. “Vimos algumas peças completamente diferentes das existentes no mercado e que possibilitarão diversificar nossos projetos”, comentam as arquitetas, ressaltando que justamente esse diferencial, que está no acabamento final das peças, é que será tendência. E complementam:

“Para nós, as tendências serão os revestimentos com textura acetinada e com algumas nervuras, além dos grandes formatos e as cores mais puras. Com relação aos mais diferenciados e ousados, aposta na cor, como os tons de verde, e os que fazem referência aos mármores antigos”.

Linha Atlantis, Villagres (Divulgação)

 

Joyce ressalta uma nova tendência técnica em porcelanatos. Eleito como melhor porcelanato da Revestir 2022 e melhor porcelanato para paredes e fachadas, a Linha Fusion, da Roca Brasil Cerámica,  trouxe uma nova tecnologia: Mineral Lab, inédita nas Américas. Como resultado, um relevo ressaltando um efeito 3D nas peças,  produzidos com DDG (Digital Decoration & Glazing)

 

Linha Fusion, da Roca Brasil Cerámica, com efeito 3D, novidade no setor ( Divulgação)

 

Outro ponto importante observado pelas profissionais do VilaVille Arquitetura e que vem sendo explorados pelas marcas são as Collabs, cada vez mais vistas no segmento – mesma tendência vista em louças e metais. As empresas estão realmente investindo nisso, nas parcerias, atrelando os revestimentos aos grandes nomes do design e da arquitetura.

E nesse quesito, extremamente valioso, como quem lança um olhar ‘fora da caixa’, vale tudo: já tivemos arquitetos de renome, designers de produtos, estilistas, artistas urbanos e muito mais, mostrando que arquitetura, design, moda e arte estão sempre se entrelaçando e com ótimos resultados”, recorda a arquiteta Joyce.

Estreia premiada

A parceria que mais chamou a atenção das profissionais, e que foi bem noticiada pela mídia, foi a da estilista Isabela Capeto com a Ceusa . “Foi uma das que mais chamaram nossa atenção pela originalidade da peça, tanto pelo formato quanto pela textura e pelas cores”, explicam.

A coleção mencionada pelas arquitetas, é a Brasilidade, desenhada pela estilista Isabela Capeto. A intenção dela foi a de criar uma coleção para “vestir os ambientes”, tendo como inspiração a valorização da cultura brasileira, além de memórias afetivas da infância e também da trajetória da profissional. Enquanto Brasilidade vem inspirado nas recordações de uma viagem para a região do Cariri, no Ceará, em uma explosão de cores e formas, os revestimentos Treliça resgatam uma das primeiras coleções da profissional e as peças que ganharam o nome de Isabela, no formato 10×10, com diferentes desenhos, relevos e tons são os produtos que fazem parte desta colaboração.

 

Brasilidade, Treliça e Decor, de Isabela Capeto para Ceusa (Divulgação/ Apartamento 203)

 

Joyce, que estuda comportamento – e cria paralelo entre ele e as tendências –   tem lá seu palpite sobre essa indicação:

“Como sempre lembro, temos sempre duas formas de ver as tendências: uma que vem dentro do esperado  – neste caso, grandes formatos, porcelanatos cada vez mais técnicos, cores cada vez mais neutras, salvo algumas texturas para dar o ar da graça. E outra, que adoro,  que vem na “contramão” – que é de onde vêm as melhores ideias. Surgem como um respiro, um oásis, frente a tantos lançamentos e apostas ‘iguais’. Como digo a quem me acompanha nas feiras, é aquele produto que você se apaixona perdidamente, mesmo que não saiba onde usar”, diz a arquiteta do alto de seus mais de 30 anos de experiência e olhar atento no setor.

Em sua estreia no segmento de arquitetura e decoração, Isabela Capeto, recebeu dois prêmios beste in Show, que premia os melhores do setor, na categoria de Melhor Pastilha e Grande Prêmio do Júri Porcelanato e Cerâmica.

 

Diversa Mix Branco AC, da Decortiles (Divulgação)

 

Outros lançamentos chamaram a atenção da arquiteta Joyce, mais detalhista. Como a linha Diversa, da Coleção Sampa, da Decortiles. “Traz o charme da ampla diversidade da cidade de São Paulo através 12 palavras diferentes em quatro línguas – entre elas dream, pausa, calma e amore – perfeita para quem prefere um estilo minimalista ou com mais significado”, cita ela. Não à toa, Diversa levou as premiações de Melhor Revestimento Cerâmico Paredes e Fachadas e Melhor Revestimento Cerâmica Geral.

 

Manufatti Pedrita, com design Arthur Casas Design: prêmio sem categoria definida (Divulgação)

 

Joyce lembra que teve prêmio até para revestimento que não se encaixou no “óbvio”. É o caso da peça com assinatura do estúdio Arthur Casas Design. Destacada como Melhor Peça Especial, uma peça cerâmica que não se enquadra em nenhuma das outras categorias, a Manufatti Pedrita é excelente para criar cobogós (elementos vazados), fachadas ou divisórias, graças ao seu caráter vazado. “Perfeita para mostrar um mercado que vive se reinventando”, destaca ela, que acredita que possibilidade de escolha é uma das grandes tendências da vez. E não só em revestimentos, como já vimos na matéria anterior.

Para finalizar, Joyce lembra que os grandes formatos, que são a maior parte dos lançamentos, não servem para todos os ambientes: “não se dão bem com espaços menores”. Ou seja, não atendem à grande parte da população e a uma grande fatia do mercado da construção nacional. “E que pedem mão de obra especializada, outra raridade em um país que ainda aposta em um estilo de construção bem longe de ser inteligente, racional”, comenta. E complementa: “o mercado tem uma fatia enorme de produção que não está na Expo Revestir. Talvez seja hora de repensar”.

Além das collabs, muitas marcas apostaram nos “cantinhos Instagramáveis”, que chamam a atenção dos visitantes para aquela selfie. E quanto mais irreverente, mas público atrai, claro.

Mas esse papo não termina por aqui…logo teremos mais novidades!

E que venha 2023!  Já estamos contando os dias para a próxima edição!

 

Matéria construída em collab entre: Komunick | @komunik_ + Joyce Diehl | @joyce.diehl

 

 

 

 

 

 

 

 



Compartilhe