(*) Komunik | Fernanda Olinto + Joyce Diehl
Depois do hiato de um ano devido às restrições pela COVID-19 e completando 20 anos de existência, a também chamada de fashion week de arquitetura e decor mais uma vez cumpriu o seu papel: apresentar lançamentos e tendências do setor, levar conhecimento por meio dos workshops e palestras, bem como reforçar o networking das marcas com os profissionais.
“Para muitos profissionais, lojistas e empresas, um momento único para essa troca. Como uma imersão! Arquitetos e designers focados em ver as novidades, lojistas em adiantar compras, empresas em mostrar todo o seu potencial”, complementa Joyce Diehl, arquiteta especializada em acabamentos e criadora/editora do portal Revestir.com, esse completando 22 anos no ar.
Mas nem sempre a visão de um profissional é igual a do outro. Pensando nisso, foram convidadas as designers de interiores Fernanda Olinto e as arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia mostrarem suas visões sobre a feira e sobre as tendências mostradas. E é sobre isso que vamos conversar em duas matérias: esta, sobre louças e metais, e outra mais focada em revestimentos.
Conversamos com a designer de interiores Fernanda Olinto, atuante em Campinas, interior de São Paulo. A designer veio especialmente para o evento de olho nas novidades e tendências para cozinhas e banheiros – mais especificamente louças e metais, a fim de mostrar um pouco da percepção que teve. Fernanda revela que visita a feira há cinco anos e que as surpresas maiores sempre foram nesse setor.
“Essas novidades envolvem novas técnicas e tecnologias para uso, consequentemente afetando e possibilitando novos designs. Este ano me surpreenderam, já que ano passado não consegui acompanhar muito bem os lançamentos na versão online. De maneira presencial temos uma noção mais adequada de escala, textura e até mesmo cores dos produtos, tornando o envolvimento muito mais enriquecedor”, diz Fernanda, que possui especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada.
Realmente o que impressiona nesses lançamentos é a tecnologia e o design diferenciado, afinal, torneira é torneira, não é mesmo? Olhos mais atentos dizem que vão bem além disso!
Tons sóbrios nos lançamentos Deca, em cubas de louça e cubas de metal pintado
Das tendências para cozinhas e banheiros, a percepção da Fernanda é de que os metais pretos seguirão em alta. “Uma tendência que irá seguir também em cubas, junto com outras cores escuras, como marrons e acobreados e até cubas para banheiros em inox pintado, com uma textura diferente do que estamos acostumados a ver”, ressalta.
¨Concordo que cubas e metais chamam muita atenção, pois vêm, a cada ano, com novas propostas. Trazem a tecnologia e o design cada vez mais atrelados e cada vez mais focados em duas grandes tendências: sustentabilidade e possibilidade de escolha – seja pelo formato, pelas cores, pelos materiais das quais são feitos ou até forma de uso. A cor escura, principalmente em acabamento fosco ou touch, unindo visão e tato, tanto em metais quanto em louças, se dá , a meu ver, pela melhor harmonia com os revestimentos que vem, a cada ano, com mais personalidade e fugindo do branco. São dois setores diferentes, mas que convivem diretamente em nossos projetos”, relembra Joyce.
No quesito revestimentos para essas áreas – cozinhas e banheiros -, a designer de interiores Fernanda reparou que os pequenos formatos estão em alta, bem como as cores neutras, como beges e nudes. Para Joyce, “nada mais natural em contrapartida aos grandes formatos que nem sempre cabem, estética ou tecnicamente falando, nos novos empreendimentos, cada vez menores, atendendo às novas gerações. E que pedem mão de obra especializada, cada vez mais rara. Quanto às cores, tem muito lançamento bem colorido, como forma de personalizar os ambientes”.
Outra tendência observada são as collabs, a arte de associar marcas ou coleções a artistas, arquitetos, designers, estilistas – muito explorada pelas grandes empresas e que, ao que parece, vieram para ficar.
Cuba e monocomando Arthur Casas, Deca
“As parcerias são sempre muito válidas, agregam valor à marca ou coleção e dando espaço aos arquitetos, designers e artistas mostrarem seu potencial. Como a parceria da Deca com Arthur Casas, que chamou a atenção pelo design irreverente de metais para banheiro”, comenta Fernanda.
Joyce lembra que essas parcerias são bem comuns nos lançamentos das coleções – e não só nesses setores. Para louças, destaca, em anos anteriores, cubas com traços do inesquecível Ruy Ohtake para a Roca, e Jader Almeida para uma coleção inteira de cubas/bancadas de banho para a Portobello, entre tantos outros.
Concreta, a coleção de Ângelo Bucci para Docol
Para a arquiteta Joyce, o destaque em “louças” – aspas colocadas pela arquiteta por se referir às tradicionais louças em porcelana, dai o nome, já defasado – vai para a catarinense Docol, referência em metais e acessórios, mas que entrou nesse setor com o pé direito. E trazendo novos materiais: “a coleção Concreta, criação exclusiva do arquiteto Ângelo Bucci, do escritório SPBR Arquitetos, traz modelos de cuba feitas com concreto de alta performance Ductal®. Conforme a marca, o material é oito vezes mais resistente do que o concreto tradicional, baixíssima porosidade e apresenta ductibilidade, característica que facilita sua moldagem e o torna mais leve”, complementa.
Misturador Monocomando Naiade, para a Docol
“Em metais, esse ano tivemos, ainda, o design do estúdio Quaglio Simonelli, italianos radicados na França, com o Misturador Monocomando Naiade, para a Docol”, cita ela. E ressalta: “o design assinado, como gosto de chamar, une forças, cria laços, traz novas ideias e provoca revoluções no setor de acabamentos. E não só em louças e metais”, complementa. “Cabe ressaltar, ainda a participação cada vez maior de renomados arquitetos e designers no desenho dos próprios estandes, show a parte”, finaliza.
Sinergia, de Camila Viera para Rubinettos
Outro destaque apontado pela arquiteta Joyce com “parceria que deu certo” é a coleção desenhada pela designer de joias Camila Vieira para a gaúcha Rubinettos. A coleção Sinergia conta com oito pedras naturais – e suas particularidades, inclusive no campo de energias – aliadas às cores dos acabamentos, que são o DNA da marca. Para a linha, a designer desenvolveu uma lapidação especial das pedras inspiradas nos tsurus – ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna – e com cores que harmonizam com a paleta da marca.
Monocomando DOC Vox, Docol
E cita o seu queridinho dos lançamentos – e com design 100% brasileiro, de quem é árdua defensora: o misturador monocomando Doc, na versão Vox, que funciona por acionamento de voz. “Nada mais atual! Coisas do próprio estúdio de criação da Docol, de quem sou fã!”.
Para Joyce, a técnica é super importante, ainda mais se atrelada à sustentabilidade, que já virou uma megatendência, pois está em quase todos os setores do mercado, não só de arquitetura e interiores. Uma sustentabilidade que pode vir da produção responsável, da sustentabilidade social, do uso de resíduos na fabricação – ou pelo menos do descarte ou reuso correto deles. Nesse setor, essa sustentabilidade também vai de reduzir consumo de água no uso – seja pela descarga controlada ou nos formatos mais fáceis de limpar – até materiais mais leves, diminuindo o peso no transporte ou com baixa emissão de carbono na fabricação. “A marca que não estiver alinhada a esses conceitos a curto prazo está fadada ao esquecimento e até rejeição por parte do consumidor mais atento”, complementa.
Coleção Ona, da Roca: linhas orgânicas e leves
Outro conceito que vem invadindo louças e metais é a biofilia. Foi seguindo essa busca pela natureza com formatos orgânicos e delicados, com pinceladas de cores, que a Roca ganhou o Prêmio Best in Show, que destaca os melhores produtos da feira. A Coleção Ona traz design “‘suave como as ondas”, formas orgânicas conectadas com os elementos da natureza e o estilo de vida mediterrâneo. A coleção foi desenvolvida pela equipe do Roca Design Center, em Barcelona, com a colaboração com estúdios internacionais de renome, como Noa Design e Benedito Design. Para Joyce, “Ona reúne várias tendências em uma só coleção: pensada de forma colaborativa, atrelada às questões de sustentabilidade, com traços simples, materiais naturais em sua composição e variedade de tamanhos. Ou seja: 100% conectada com os conceitos mais valorizados do momento”. Prêmio mais que merecido
Gostou? Então, não perca a parte 2 do Especial Tendências Expo Revestir. Vamos falar sobre Revestimentos!
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Fernanda Olinto, da Olinto Design
Joyce Diehl/Revestir.com | @joyce.diehl