Uma peça de design é também uma escultura, interfere na interpretação do espaço inserido e gera reações. As luminárias assinadas pelo Jader Almeida possuem estruturas finas e delicadas que se contrapõem ora por desenhos desconstruídos criativos, ora contemporâneos, como é o caso da luminária e pendente Penn, que trazem um conjunto de linhas elementares harmonizadas, delicadamente unidas como uma peça de joalheria. A sutileza do produto é complementada pela lâmpada de filamentos que lembram as antigas lâmpadas de Thomas Edison. A pendente, por exemplo, é fixada no teto por uma haste sustentada por contrapeso, pode ser girada e movimentada suavemente para cima e para baixo.
“As luminárias surgiram como complemento da coleção, no qual pude trabalhar um acabamento refinado como se fosse um ourives. Elas estão na fronteira do design, craft e arte. ”, completa o designer catarinense.
A utilização de materiais refinados com acabamentos impecáveis, também se tornou marca registrada do designer Jader Almeida, também diretor criativo da SOLLOS – indústria inovadora produtora de peças de design com alta qualidade –. A maestria na concepção e desenvolvimento dos produtos pode ser vista em todas as peças, desde uma bandeja até uma complexa mesa de jantar.
A luminária Lux está entre os tantos exemplos que representam muito bem a preocupação nos pequenos detalhes. Linhas elementares contemplam a peça que possui um desenho visualmente leve. Seu acabamento é sofisticado e elaborado como em peças de ourivesaria. O efeito de iluminação dependerá da lâmpada escolhida, que pode ser de filamentos aparentes ou half chrome.
“Imagine os componentes mais delicados, como a alça de uma mesa lateral ou uma pequena luminária. O acabamento tem que ser primoroso. As soldas, as uniões, devem ser feitas com o mesmo cuidado que um joalheiro ou ourives tem ao fazer uma joia”, completa o designer Jader Almeida.