A forma como os consumidores interagem com a própria casa mudou muito desde março de 2020: alteração da relevância dos cômodos, maior tempo de permanência no lar e muitas reformas na pandemia. Essas são apenas algumas das transformações observadas e que geram impactos para os micro e pequenos empresários do ramo. Para falar sobre tudo isso – e muito mais –, o podcast Fala, Especialista! recebeu a arquiteta, especialista em revestimentos, editora da revista eletrônica Revestir e influenciadora digital Joyce Diehl.
A especialista ressalta que as mudanças no comportamento dos consumidores em relação às residências já vinham acontecendo nas últimas duas décadas, e tiveram na pandemia um grande ponto de virada. De acordo com Joyce, algumas das novas tendências tiveram início após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas do World Trade Center foram atingidas em Nova Iorque (EUA).
A partir daquele momento, o lar passou a ter maior relação com a segurança dos consumidores, fomentando mais reuniões domésticas e, consequentemente, dando maior status de convivência para a cozinha. Um dos resultados disso foi a concepção de imóveis com maior integração entre sala e cozinha, por exemplo, o que também foi seguido pelo mercado brasileiro. Na pandemia, a necessidade de convivência e o maior volume de refeições feitas em casa teve efeito semelhante.
“Afinal, quem se reúne sem pensar em comer e beber? Isso puxou todo o setor: móveis, eletrodomésticos, facilitadores, utensílios, etc. E, claro, tem o nosso interesse em deixar a cozinha melhor, mais prática e mais bonita”, afirma a arquiteta. Nesse sentido, ela lembra que as pessoas aprenderam a conviver melhor com suas casas, pensando em seu funcionamento e no próprio bem-estar.
Reformas na pandemia: coautoria em destaque
Uma vez que passaram a desfrutar de mais tempo em casa, os consumidores também começaram a fazer melhorias e uma série de reformas durante a pandemia. Além das adaptações necessárias ao momento – como a estruturação de um home office e liberação de espaço para tomar sol e ar dentro das residências –, as mudanças também buscaram refletir a identidade dos moradores.
Especialmente para os consumidores mais jovens, a personalização é cada vez mais essencial dentro de casa, levando as pessoas a buscarem se reconhecer na decoração dos ambientes. É isso que está por trás da ideia de implementar melhorias por contra própria – as chamadas reformas DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português). Para Joyce, esse fenômeno indica a importância de se pensar na coautoria durante o planejamento e a execução de uma obra, ou seja, envolver o cliente nesse processo.
“Casa com a autoria unicamente do profissional só dá certo em revistas. Vejo muita gente embarcando em modismos e, depois, não se encontrando dentro de seu próprio lar. Já fiz muito trabalho de ‘trazer’ de volta a personalidade do cliente para dentro de espaços recém-entregues. Por isso, é imprescindível dar protagonismo a quem vai usar os espaços, sejam eles residenciais ou comerciais”, alerta a especialista.
Relacionamento como chave para enfrentar alta de custos
Outro ponto abordado no podcast Fala, Especialista! é o desafio que empresas do setor de construção estão enfrentando em relação à alta de custos. O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) avançou 11,37% desde o início de 2021 e 17,05% nos 12 meses encerrados em agosto. Entre as formas de reduzir esse impacto, é importante abrir o leque de fornecedores, dando preferência para aqueles que estão mais próximos, no comércio local.
Além de melhores negociações de valores, o relacionamento com o cliente deve ser o grande fiel da balança nesse momento de custos elevados. Joyce lembra que o material de construção em si é o mesmo em diferentes lojas – a grande diferença está em encontrar tudo o que se procura e reconhecer não apenas o preço, mas o valor entregue no momento da compra.
Com isso, é preciso investir em um portfólio sólido e amplo e, principalmente, em treinamento para que os colaboradores compreendam as necessidades do cliente e possam satisfazê-la com qualidade. “Quando um cliente vai até o seu serviço ou à sua loja, ele vai com uma ‘dor’, algo que precisa ser mudado ou melhorado, e espera todo o apoio para que isso seja resolvido”, reforça a especialista.
Conteúdo exclusivo no podcast
Todos os assuntos abordados anteriormente são detalhados por Joyce Diehl no podcast, que ainda traz um debate sobre a concepção da casa como um local de saúde, o que foi acentuado com a pandemia. A dicotomia entre a maior automatização e hiperconectividade nas residências e um retorno à vida simples e natural na arquitetura também integra o conteúdo exclusivo, além de dicas para quem quer se reinventar e inovar no setor de Casa e Construção. Dê o play e ouça estratégias especiais para sua empresa!
Escute o podcast com Joyce Diehl acessando https://atendimento.sebrae-sc.com.br/inteligencia/fala-especialista/reforma-de-casas-e-uma-nova-relacao-com-o-lar-na-pandemia
Imagem de capa: projeto do escritório Metro Quadrado, de Joinville (SC), para cliente em Balneário Camboriú (SC). Crédito de imagem: Alexandre Zelinski
Fontes de apoio: Custo da construção tem alta de 0,56% em agosto, diz FGV. Agência Brasil. 2021. Gabriela Arbex. EXCLUSIVO: Como a pandemia mudou a relação dos brasileiros com suas casas.Forbes. 2021.