Revestimentos: inspiração na madeira vem cada vez mais natural

Madeiras em alta?

Sim! E de todas as formas! Ao que parece, tudo se encaixa na trend da vez: a casa natural.

E não, não estamos falando apenas de madeira maciça, essas com poucos fabricantes á altura de sua beleza e pautados na sustentabilidade. Mas dos revestimentos – cerâmicas, porcelanatos , mosaicos –  inspirados nela. E por conta de uma procura pelo que é mais humano, mais aconchegante, que traz nossa memória afetiva ao menor olhar. E, talvez, pela falsa impressão que são mais quentes ao toque. na verdade, é apenas nosso cérebro sendo enganado pela aparência, pelo toque mais suave, pela percepção de algo já conhecido, fugindo do “gelo” que vem dos revestimentos lisos, off white, e muito brilhantes, quase um espelho.

Selecionamos algumas sugestões do setor:

 

Seguindo a tendência da madeira mais minimal, menos rústica e mais alongada, a Portinari lança a coleção Nordic. Inspirada na madeira rovere, oriunda do norte da Europa. Minimalista em suas linhas, vem apresentada em dois tons: off White e Bege. Muito além da reprodução e fiel às principais características da madeira na superfície do porcelanato, a textura é o elemento visual que demonstra a qualidade tátil das peças.

Uma das suas particularidades da madeira original é o branqueamento por meio de ácidos que corroem a superfície. Outro diferencial é a característica Rigato, que se deve aos movimentos das peças, cuidadosamente selecionadas para evidenciar suas linhas e poucos nós. A coleção é encontrada em duas formatações: régua (20×120) e a versão Decor (60×60). Essa com desenhos geométricos em alto relevo que alternam suas cores entre as que compõem a coleção.

Todas as coleções lançadas na Cersaie, seguem o conceito Color Connection. A principal característica uma delicada conexão cromática entre si, uma escala tonal que facilita a harmonização de produtos. O conceito é formado por cinco grupos de tons: Bone White, Warm Gray, Natural Honey, Urban Brown e Essential Black. Dentro de cada grupo é explorada a suave harmonia tom sobre tom.

 

Ripado em alta? E se fosse em revestimento e não em madeira??

Sensação na última Revestir, o  Filetto Canela da Decortiles. Faz o mesmo efeito ripado e com muito mais performance que a madeira. Trata-se de produto retificado – o que intensifica o efeito de continuidade, com acabamento acetinado. Para uso exclusivo em paredes – internas e externas. Vale lembrar, é perfeito para quem quer o efeito mas sem passar trabalho com manutenção e/ou limpeza. O produto foi premiado na última ExpoRevestir.
 

Da Coleção 2019 da Ceusa Refúgio, faz jus ao nome: monotom ( sem variações de tons entre as peças) com textura Flossy ( boa de andar descalço) com aparência para lá de natural. Vem no formato 28,8 x 110com, sendo monocálibre, e podendo, conforme a empresa, ser colocado com junta seca, ampliando os espaços. E mais: versátil, pois é indicado para paredes internas e externas, bem como pisos internos e externos.

 

Da Villagres, Coleção NaturaleAlaska. Traz as madeiras claras, nativas das florestas geladas, tocadas pelo inverno do hemisfério norte, trazem uma atmosfera calma e de reflexão. Inspira ambientes neutros e repletos de sensações ligadas ao desprendimento material. Com essa proposta a linha Alaska traz a as nuances da madeira variando entre os tons brancos e cinzas, criando um produto atemporal para ambientes leves e pacíficos. No formato 24 x 100 cm, acabamento mate. Pode ser usado em ambientes internos residencias e comerciais com alto tráfego. A grande variação de tons entre as peças faz com que a aparência dele colocado pareça ainda mais natural.

Prefere acabamentos ainda mais naturais, com ares mais rústicos?

Inspirada nas madeiras naturais das montanhas do norte da Itália, envelhecidas pelo passar do tempo: Coleçao Memory, da PortinariA madeira rústica evidencia os tons de cinza e bege, proporcionando uma base neutra para soltar a criatividade no ambiente. A coleção é apresentada em duas versões: Memory GR e Memory Decor GR – com efeito chevron.  Formatos 30 x 120 e 60 x 120 cm. 
 Indicado para áreas externas, o Farm, da Coleção Naturale da Villagres, vem com ares de madeira natural, com veios marcantes. Traz personalidade às áreas externas. Tem acabamento rústico com relevo e granilhas para garantir esse uso com segurança. Formato 24 x 100m.
Prefere mais rústico, com ares de madeira de demolição?
Piso externo, com cara de madeira, mas sem manutenção? A Linha Dormentti da Scirocco. Faz jus ao nome e imprime de maneira  única os veios da madeira, se adaptando às sutilezas do projeto. Sua criação vem de encontro à moderna tendência de compor ambientes sustentáveis, que ganham um realce de rusticidade. Pode vir em três tons e nos formatos 10x100x3cm e 20x100x3cm.
Mas se sua paixão é a madeira mesmo, natural e bela, saiba que está sendo usada de várias formas e em todos os lugares!
Você lê Indusparquet e lembra de pisos. Correto, já que é líder em pisos de madeira sólidos – pisos, decks, e muito mais. Mas a  Indusparquet tem produtos versáteis, que podem ser instalados não só no chão, mas também em forros e paredes. A  maioria dos pisos de madeira da marca pode ser utilizado com outras finalidade – com exceção dos maciços, por conta do peso.  Os demais podem ser usados onde a criatividade levar. O que levou a empresa a criar a Decor, uma linha especial de revestimentos para paredes e  forros. São 15 opções a escolher, entre breezes e pastilhas. O resultado não podia ser dos melhores! Tauari, Cumaru, Carvalho, Sucupira estão entre as melhores. E o que é melhor: de forma respeitável e sustentável.
Joyce Diehl, arquiteta, editora da www.revestir.com.br.


Compartilhe