Madeiras em alta?
Sim! E de todas as formas! Ao que parece, tudo se encaixa na trend da vez: a casa natural.
E não, não estamos falando apenas de madeira maciça, essas com poucos fabricantes á altura de sua beleza e pautados na sustentabilidade. Mas dos revestimentos – cerâmicas, porcelanatos , mosaicos – inspirados nela. E por conta de uma procura pelo que é mais humano, mais aconchegante, que traz nossa memória afetiva ao menor olhar. E, talvez, pela falsa impressão que são mais quentes ao toque. na verdade, é apenas nosso cérebro sendo enganado pela aparência, pelo toque mais suave, pela percepção de algo já conhecido, fugindo do “gelo” que vem dos revestimentos lisos, off white, e muito brilhantes, quase um espelho.
Selecionamos algumas sugestões do setor:
Seguindo a tendência da madeira mais minimal, menos rústica e mais alongada, a Portinari lança a coleção Nordic. Inspirada na madeira rovere, oriunda do norte da Europa. Minimalista em suas linhas, vem apresentada em dois tons: off White e Bege. Muito além da reprodução e fiel às principais características da madeira na superfície do porcelanato, a textura é o elemento visual que demonstra a qualidade tátil das peças.
Uma das suas particularidades da madeira original é o branqueamento por meio de ácidos que corroem a superfície. Outro diferencial é a característica Rigato, que se deve aos movimentos das peças, cuidadosamente selecionadas para evidenciar suas linhas e poucos nós. A coleção é encontrada em duas formatações: régua (20×120) e a versão Decor (60×60). Essa com desenhos geométricos em alto relevo que alternam suas cores entre as que compõem a coleção.
Todas as coleções lançadas na Cersaie, seguem o conceito Color Connection. A principal característica uma delicada conexão cromática entre si, uma escala tonal que facilita a harmonização de produtos. O conceito é formado por cinco grupos de tons: Bone White, Warm Gray, Natural Honey, Urban Brown e Essential Black. Dentro de cada grupo é explorada a suave harmonia tom sobre tom.
Ripado em alta? E se fosse em revestimento e não em madeira??
Da Coleção 2019 da Ceusa, Refúgio, faz jus ao nome: monotom ( sem variações de tons entre as peças) com textura Flossy ( boa de andar descalço) com aparência para lá de natural. Vem no formato 28,8 x 110com, sendo monocálibre, e podendo, conforme a empresa, ser colocado com junta seca, ampliando os espaços. E mais: versátil, pois é indicado para paredes internas e externas, bem como pisos internos e externos.
Da Villagres, Coleção Naturale, Alaska. Traz as madeiras claras, nativas das florestas geladas, tocadas pelo inverno do hemisfério norte, trazem uma atmosfera calma e de reflexão. Inspira ambientes neutros e repletos de sensações ligadas ao desprendimento material. Com essa proposta a linha Alaska traz a as nuances da madeira variando entre os tons brancos e cinzas, criando um produto atemporal para ambientes leves e pacíficos. No formato 24 x 100 cm, acabamento mate. Pode ser usado em ambientes internos residencias e comerciais com alto tráfego. A grande variação de tons entre as peças faz com que a aparência dele colocado pareça ainda mais natural.
Prefere acabamentos ainda mais naturais, com ares mais rústicos?