Trend 2019: o consumidor como protagonista

Trend 2019 – o que esperar? Inspiração na natureza – inclusive a nossa!

Não espere grandes revoluções em termos de tendências. Porque, na verdade, a nova tendência – que já está no mercado faz um bom tempo – é a “ moda” de cada um. Chega de seguir padrões por seguir: tomou-se consciência de que o bom mesmo é cada um se ver representado no espaço em que vive, no espaço onde trabalha. Isso trouxe uma margem quase infinita de micro tendências, que são as que marcam o nosso jeito de ser, de viver, de se vestir – e vestir a casa. É o fim da massificação, do “seguir o líder”, da padronização da moda e  – no caminho contrário – a ampliação das possibilidades.

 

            

Acima: Pertech, Lorenzetti, Tramontina, Solarium, Atlas

Possibilidades? Sim! E muitas.  Isso aparece na grande abertura de estilos. Pertech, líder em laminados, foi do acabamento mate, off white, a uma paleta completa de cores vivas com brilho. Conforme a marca, “traz a memória de cada um como forma de personalização, onde a combinação de cores e texturas transcende o certo e errado, cedendo espaço às escolhas feitas pelas diferentes personas que o ocuparão, totalmente vinculado às experiências sensoriais de visão e tato, cores e texturas”. A coleção vai do brilho dos anos 80 ao matte, atemporal, passando pelo rústico (diferenciado) e metálico (nobre). E com espaço para as tonalidades fortes do Color Blocking, aos tons pasteis, mas também terrosos, cinzas, azuis e tantos outros. Tudo isso para inspirar um “consumidor moderno, informado, que se encanta ao participar da (co) criação do seu espaço próprio, exclusivo, com conexões aos seus sentimentos, expectativas e personalidade, ressaltando e encorajando o seu estilo próprio.” Deu para entender?

Coleção 2019 Ceusa

Com o conceito” cada casa é um caso”, a Ceusa Revestimentos  pegou o mesmo caminho, com lançamentos para agradar  “gregos e troianos”: foi do romântico ao contemporâneo , por vezes no mesmo espaço na feira.  Marcele Brunel, gerente de produtos da marca, fala em matéria na www.revestir.com.br: “ a  mistura de texturas em geometrias imperfeitas também é uma característica destes lançamentos, bem como a aparência do feito a mão. Desta forma, o mal acabado proposital e o handmade são apostas na construção das peças para criar esta atmosfera íntima e aconchegante.”  E mais: “os cinzas continuam, mas com composição de cores vivas quebrando sua neutralidade e colocando os cimentos em um novo patamar, de industriais e imperfeitos a lisos e ainda mais neutros.” Cores vivas em alta como forma de personalização. E reafirma: “inclusive nas paredes: terracota, amarelo, verde, azul e coral.”

Coleção Youniverse, Todeschini

Segue em alta o cimento com base urbana, quase industrial; a inspiração na madeira – para mim uma dose forte de memória afetiva ; a inspiração nas pedras ( mármores e granitos, cada vez com menos brilho – que veio até nos cimentícios , graças à impressão digital . E vem muito forte nos laminados para móveis planejados, “totalmente alinhada às macrotendências vistas na EuroCucina 2018| 2019 – conforme Vanessa Sebenello , Gerente de Marketing da Pertech e confirmado pela equipe da gaúcha Todeschini, com o lançamento da Coleção Youniverse, que oferece produtos para diferentes perfis de consumo ligados a flexibilidade, coabitação e novas experiências,  e até metálicos, esse foscos, “tudo junto misturado” se assim for a vontade de quem escolhe – e não é mais o profissional. Entram nessa gama ampla de possibilidades os decorados que ainda vem com ares retro ( e de novo a teoria de memória afetiva).

   

Coleção 2019 Portinari

Com o conceito de galeria de arte e tema do stand  “A arte de viver bem. Ambientes que expressam quem somos”, a Cerâmica Portinari trabalhou temas em salas: Memórias, Momentos, Inspirações, Sonhos e Realizações, representados por mood boards no hall principal. O intuito era que em cada sala as pessoas refletissem sobre suas vidas e seus ambientes. O conceito chamado de Color Connection mostrou  a possibilidade de combinação entre todas as coleções, divididas em cinco grupos de cores, sempre com pinceladas de cor. Já  a linha Joy MZ , assinada por Marilia Zimmermann,  traz uma bela demonstração da abertura da marca para a personalização. A inspiração da profissional vem de um clássico do mundo da moda conhecido como xadrez de losangos escoceses, em padrão que possibilita vários desenhos e combinações de cores, todas em tons pastel.  E se preferir outros formatos, a Atlas trouxe pastilhas de vários formatos e até pisos hexagonais, bem retrô – e de várias cores, do preto fosco e acinzentados até tons de rosa ( entre rosa bem claro, quase baby, até um bordô vintage) , sem esquecer verdes e azuis.

        

Acima: Docol |  Docol | Japi  | Astra | Astra

Essa possibilidade de escolha – ou abertura de padrões – invade os setores de louças e metais. A Astra trouxe uma linha de cubas conceituais que traziam vários formatos e materiais – inclusive bambu. A Japi apostou nas cubas de apoio que vão do preto fosco ao marmorizado – e com preço bem acessível. Para acompanhar a tendência, a Celite trouxe bacios sanitários com cores variadas ( preto, verde, azul rosa etc.).

  

Docol + Mekal

Em metais para cozinhas, destaque para a Lorenzetti que trouxe uma gama enorme de cores nos flexíveis das torneiras funcionais. Em termos de design, Docol apostou nos produtos assinados, diferenciados e minimalistas: uma linha do Estúdio Campana inspirada no bambu, inclusive com textura; Bucci chamou a atenção  com a linha Docol Play, com desenho discreto, comandos fáceis para abrir e fechar , e acertar  a temperatura – e que fez repensar o banho com a sua ducha em forma de bica – simples e inusitada. Falando em inusitado, viralizou nas redes sociais a torneira conceito de Gui Mattos sem comando ( a água sai ao se girar a própria torneira). E a premiada linha Mix&Match  que, como o nome diz, dá possibilidade de escolha na posição do comando e da bica, na bancada e na parede, inclusive facilitando a vida de canhotos. E todos com opções de acabamento, de cromado ao rose gold, preferencialmente em escovado, melhorando o efeito touch. E o que dizer da torneira de cozinha que serve água quente, gelada e com gás?

E se continua facilitando a vida dos apaixonados por cozinha: Deca trouxe cubas em inox e louça (enfim, como nos países europeus). Tramontina foi além e trouxe, além de suas cubas de inox cada vez mais sofisticadas,  uma grande surpresa: cubas super coloridas, com cores vivas, entre verdes, laranjas e azuis. Para os mais práticos, as bancadas multifuncionais da parceria Docol + Mekal encantaram pela genialidade.

A pergunta a ser feita é: o que eu quero para mim – aqui no caso, o cliente? O trabalho de arquitetos e designers virou o de co-criação. Cada cliente é único e o trabalho será uma deliciosa comunhão entre o que o cliente quer e o que o que você tem a dar a ele. E isso influencia – e muito – nas novas coleções: mais opções de cores, mais opções de formatos, mais opções de forma de colocação. Mais opções. Porque cada um teu seu estilo, seu gosto, seu jeito de ver e de viver. Ou não?

 

Joyce Diehl, arquiteta, especializada em branding,  construção de marca e conteúdo. É idealizadora e editora da www.revestir.com.br, no ar desde 2000.

 



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