Entre lãs, o slow design de Inês Schertel

 

O design confortável de Inês Schertel

Por Joyce Diehl

Entre lúdico e confortável, hoje falo do design de Inês Schertel – que melhor seria designar de slow design, um design sentido, pensado e construído sem pressa, repensando e vivenciando cada fase. Um respiro. É o que gosto de perguntar se é design ou arte…

 

 

“Todo meu trabalho é feito manualmente e de 100% lã de ovelha. O processo mágico das fibras e a elaboração das peças uma a uma, conferem um resultado único e exclusivo.”

Assim, Inês descreve seu trabalho. As peças também são mágicas. Banquinhos – muitos, mostrando sua relação com a vida no campo – , potes, luminárias, almofadas são delicadamente feitas com tramas das mais diversas com as lãs, que podem vir em cor natural ou coloridas de forma sustentável.

 

 

Inês revitalizou a técnica milenar de fazer tapetes, originaria das tribos nômades da China, Irã, Afeganistão, trabalhando a lã das nossas ovelhas manualmente. Fazendo o uso do conhecimento do passado, traduz em peças únicas, com muita maestria, em bancos ( bem ao sabor da vida campesina do Sul do Brasil), luminárias, objetos, mantas, almofadas, produzindo peças atuais, com um frescor ímpar e 100% naturais. Toda peça é feita mais com a alma que com o raciocínio, trazendo à tona um conforto emocional sem igual.

As tramas não são tecidas em tear e, sim, feltrados pela fricção das fibras da lã que, em atrito com água e sabão, encolhem junto o suficiente, surgindo assim um resultado quase inacreditável: o feltro natural, primordial, de primeira qualidade, primeiro tecido criado pelo homem há mais de 6 mil anos, antes mesmo da fiação e do tear. O método é minucioso e a paixão habilita as mãos a homenagearem a tradição e ao mesmo tempo trazerem algo fresco e contemporâneo. Na solução criativa, as peças são produzidas uma a uma num resultado único.

Matérias primas e inspiração vem de um só lugar: os Campos de Cima da Serra, junto ao rebando de ovelhas e à mata nativa de araucária, paraíso natural em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. É lá que se dá toda a mágica…

Sobre Inês Schertel

Formada em Arquitetura pela UFRGS, e sempre envolvida com artes plásticas, aquarela, litogravura, desenho, artes gráficas, cenários e direção de arte, Schertel gosta de se relacionar com vários processos criativos. No rebanho de ovelhas da família, em São Francisco de Paula, RS, viu uma enorme potencialidade na lã das ovelhas que são anualmente tosquiadas.Vem de lá suas matérias primas e também sua inspiração. Suas peças podem ser vistas nas mostras nacionais, bem como exposições internacionais, como a Semana de Design de Milão de 2018, onde a Brazil S/A realizou a exposição Brazil S/A OFF, com peças que fizeram sucesso nas últimas oito edições da mostra e obras inéditas de mais de diversos designers brasileiros. No total, 22 designers/estúdios e dois artistas participam da exposição.

www.inesschertel.com.br

Joyce Diehl, arquiteta e especialista em conteúdo para Arquitetura e Design, proprietária, editora e colunista da www.revestir.com.br



Compartilhe