Uma semana intensa e cheia de novidades e de entendimento sobre o rumo dos revestimentos. Precisamos olhar os produtos como um novo material que participa de projetos diversos e instiga a criatividade. A Marmomac e a Cersaie mostraram que, graças à evolução tecnológica, os revestimentos com pedras naturais e porcelanatos vão além do que estamos habituados.
MARMOMAC 2016
A tecnologia avançou e hoje robôs imprimem superfícies, esculpem verdadeiros monumentos, a fim de ajudar os criativos a pensar como artesãos e materializar suas obras com tecnologia de ponta.
Um salão inteiro dedicado à cultura e teste de materiais e equipamentos dos principais setores da indústria lítica italiana. Logo na entrada, nos deparamos com a exposição The Power of Stone, com esculturas de “encher os olhos”, do designer Raffaello Galiotto. Foi possível observar todos os detalhes que podem ser executados pelas máquinas de última geração.
O segundo espaço foi o New Marble Generation, que mostrou a disponibilidade no mercado de novas tecnologias, de projeto e fabricação, e destacou a extraordinária oportunidade de transformar os materiais de pedra em artefatos complexos tecnicamente e formalmente.
Designers apresentaram suas propostas:
Philippe Nigro
Paolo Ulian
Giuseppe Fallacara
Estes são alguns exemplos das possibilidades de criação de artefatos.
O terceiro núcleo desta exposição, 50 Years of Living Marble.
A partir dos anos 60 até hoje, inúmeros objetos de mármore, tornaram-se ícones no cenário internacional, e foram incluídos nos catálogos das mais famosas marcas de design italiano, com a assinatura de autores de prestígio, como Tobia Scarpa, Gae Aulenti, Angelo Mangiarotti, Achille e Pier Giacomo Castiglioni, Sergio Asti, Sottsass Associati, Michele de Lucchi, Mario Bellini, Enzo Mari, Karim Rashid, Zaha Hadid, Alessandro Mendini, Antonia Astori, Paolo Ulian, Claudio Silvestrin, Raffaello Galiotto, bem como outros, todos pertencentes à célebre escola de designers italianos que constitui um dos pilares do Made in Italy no mundo inteiro.
Veja alguns dos objetos da linha do tempo:
Achille & Pier Giacomo Castiglioni, 1967 | Tobia Scarpa, 1968
Angelo Mangiarotti, 1979
Karim Rashid, 2006
Patricia Urquiola, 2012
Zaha Hadid, 2014
Uma feira que apresentou de forma prática as inúmeras possibilidades.
A Cersaie também mostrou um universo criativo e com novos conceitos.
Vamos começar pelas cores. A cartela predominante trouxe gamas de cinzas. Podemos até dizer que, neste ano, a Cersaie apresentou os “50 tons de cinza”. Mas é claro que outras cores também fizeram parte dos lançamentos, principalmente as propostas para as paredes.
Del Conca Ceramiche | Dom Ceramiche
Kalebodur Ceramic | Ceramica Sant’Agostino
Dizem que cinzas são frios, mas a Cerâmica Sant’Agostino mostrou que o cinza também transmite aconchego
Porém, um colorido lindo invadiu as paredes e propostas bem interessantes foram apresentadas.
Esta Coleção Color Now da Fap Ceramiche mostrou várias possibilidades de coordenação, para valorizar cada ambiente.
A Ceramica Ragno, que pertence ao Grupo Marazzi, apostou nos beges, nas madeiras com propostas contemporâneas de uso e também nos azuis acinzentados.
Uma cerâmica que surpreendeu foi a Gemma Ceramic, uma empresa egípcia que, geralmente, tem um gosto particular, mas com a abertura de mercado e a facilidade de entender conceitos e tendências por meio de informações face à tecnologia. Decerto, mostrou uma coleção muito elegante e comercial.
O que falar dos formatos? As placas porcelânicas já são uma realidade e a linguagem é a mesma que as pedras naturais. Hoje, estas placas, de 180×320, 160×300, não são mais um revestimento apenas, mas sim um material que pode ser usado em bancadas, vasos, mobiliários e demais lugares que a criatividade pode alcançar.
Grupo Florim, Floor Gres Ceramic
Grupo Florim, Floor Gres Ceramic, tampo de mesa
Cerâmica Panaria
Italgranitte Ceramic
Italgranitte Ceramic
Cerâmica Casalgrande Padana
Cerâmica Casalgrande Padana Cerâmica Atlas Concorde
Os pequenos formatos também vieram para ficar. Os retangulares são os preferidos. Com aspecto rústico, com relevos de superfície ou apenas coloridos, apareceram em várias empresas. A brasileira Incepa fez o seu lançamento internacional, que neste mês de outubro já estará nas lojas de todo o Brasil. Vale a pena conferir!
As madeiras também foram referência para as indústrias, seguindo duas inspirações: a madeira carvalho e a madeira nórdica.
Cerâmica Sereníssima
Mirage Ceramic
Cerâmica Marca Corona
Marazzi Ceramic
Por último, o tema inspiracional Têxtil. Tramas e Urdumes desenvolvidas por intermédio da tecnologia HD, tão reais ao tato que até confundia.
Cerâmica Sant’Agostino
Cerâmica MADE+39
Estes foram os temas que mais chamaram a atenção na Cersaie 2016.
Até a próxima!