Personalização. Possibilidade de escolha – seja em formato, acabamento, cores, estampas. O consumidor como protagonista e dono de seu espaço. O profissional como co-autor. Muito disso foi dito na matéria Trend 2019: o consumidor como protagonista, de nossa editora, Joyce Diehl:
“Não espere grandes revoluções em termos de tendências. Porque, na verdade, a nova tendência – que já está no mercado faz um bom tempo – é a “ moda” de cada um. Chega de seguir padrões por seguir: tomou-se consciência de que o bom mesmo é cada um se ver representado no espaço em que vive, no espaço onde trabalha. Isso trouxe uma margem quase infinita de micro tendências, que são as que marcam o nosso jeito de ser, de viver, de se vestir – e vestir a casa. É o fim da massificação, do “seguir o líder”, da padronização da moda e – no caminho contrário – a ampliação das possibilidades.”
E é o que se vê. Possibilidade de criação e de escolhas marca os lançamentos da vez – seja em cor, formato ou composições. E até nas grandes empresas do setor:
E essa tendência abraça todos os setores de revestimentos, de azulejaria a porcelanatos. Vamos ver?
Chama a atenção a coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann para a Portinari. Em forma de losangos alongados e coloridos, o porcelanato é inspirado pelos diamantes escoceses, um padrão já tradicional na moda e usado desde o século 17. São 15 opções de cores, entre elas a Living Coral, cor do ano da Pantone. As tonalidades são suaves e inspiradas em aquarela. Mais de 20 paginações são possíveis com o produto, que pode ser usado em ambientes internos e externos, tanto no piso como nas paredes.
A azulejaria, tradicional nessa abertura de possibilidade, traz novidades com desenhos geométricos. Vem acompanhadas de variedade de estampas e de cores – quando não as duas juntas. Os tons terrosos e as possibilidades estão dominando 2019, e os azulejos decorados da Mica Azulejos são ideais para aqueles que fazem questão de um ambiente moderno.
A harmonia entre o ocre, terracota, mostarda e vinho fazem parte dos azulejos Marrocos, Egito, Mali, Montjuic, Raval e Savana, desenhos exclusivos de Gabriela Prusas, proprietária da marca. Simétrico ou assimétrico, os azulejos da marca possuem desenhos marcantes, que valorizam o ambiente com muita personalidade e sem sair da moda. Indicados para ambientes internos e externos, os azulejos são capazes de dar aquele toque final que faltava na decoração.
A Mica Azulejos Decorados, criada em 2016 pela arquiteta e empresária Gabriela Prusas, oferece coleções exclusivas de azulejos decorativos, desenvolvidas e assinadas pela marca, que atende pedidos pelo site para todo o Brasil.
Inspirada na natureza e nas belezas ocidentais, a Portinari apresenta a Coleção Luthier. Desenvolvida pela equipe de especialistas da marca, a coleção se divide em três belos produtos que criam uma atmosfera elegante, suave e sofisticada: Luthier, Luthier Line e Luthier Decor. A Coleção Luthier tem como inspiração o Carvalho – árvore de madeira dura e ao mesmo tempo maleável, nativa do hemisfério norte, usada na construção civil e utilizada em processos dentro da gastronomia. As peças nos formatos, 20×120, 30×120 e 60×60 reproduzem o efeito da madeira entalhada, destacando as linhas e o degradê nos tons da madeira. Coleção Luthier traz porcelanato em grandes formatos – 20×120, 30×120 e 60×60 cm – com acabamentos Natural e Hard (Antiderrapante). Uso para tráfego intenso.
E quando a possibilidade de escolha é no uso?
Ceusa lança no mercado a Large, linha de porcelanatos com grandes formatos contemplando lâminas de madeiras com dois metros de comprimento, sendo a maior madeira disponível no mercado de revestimentos cerâmicos, além da maior chapas de porcelanatos medindo 1,6 x 3,2m. E com possibilidade de usos diversos: revestindo pisos, paredes, lareiras, churrasqueiras, fachadas e até fazendo parte do mobiliário.
Os produtos da linha Large traz porcelanatos imponentes pelos grandes formatos e de alta resistência, por possuírem baixa absorção de água. Possuem texturas sofisticadas que vão de mármores clássicos como o Statuário e Sahara Noir ao aço corten e aço escovado, cimentos e madeiras suaves com toque europeu. São novas tipologias no mercado, nas medidas 1,6 x 3,2m, 1,2 x 2,6m, 0,8 x 1,6m, 1,2 x 1,2m, e 0,26 x 2,0m.
Em outra linha da Portinari, a imperfeição toma conta no lugar da uniformidade dos revestimentos cerâmicos, com suas formas simétricas e esmaltação regular, eram a regra e sinônimo de sofisticação. Hoje, há uma valorização por peças diferenciadas com assimetria irregular.
Coleção Allegro
As peças da coleção, desenvolvidas nas medidas 20x20cm, apresentam cores monocromáticas e desenhos inspirados em diferentes perspectivas, como lápis, dardos, casas e pixel de computadores. A irregularidade dos desenhos e as diferentes cores das peças dessa coleção transformam os ambientes.
A Coleção Santa Ladrilhos ( leia-se Villagres) traz linhas criativas e funcionais são as características desta coleção.
O destaque fica por conta da linha Geo Metric, que vem inspirada no cimento e nas pedras, ambos em alta. No design, muitas possibilidades de escolha, com infinitas composições de base geométrica. O formato também ajuda. Os ladrilhos de 25 x 25cm possibilitam brincar com a criatividade e formar ambientes diferenciados dentro e fora de casa, mostrando a preocupação da marca com a versatilidade e continuidade dos espaços internos e externos, outro diferencial.