Revestimentos trazem novas possibilidades

 

Personalização. Possibilidade de escolha – seja em formato, acabamento, cores, estampas. O consumidor como protagonista e dono de seu espaço. O profissional como co-autor. Muito disso foi dito na matéria Trend 2019: o consumidor como protagonista, de nossa editora,  Joyce Diehl:

“Não espere grandes revoluções em termos de tendências. Porque, na verdade, a nova tendência – que já está no mercado faz um bom tempo – é a “ moda” de cada um. Chega de seguir padrões por seguir: tomou-se consciência de que o bom mesmo é cada um se ver representado no espaço em que vive, no espaço onde trabalha. Isso trouxe uma margem quase infinita de micro tendências, que são as que marcam o nosso jeito de ser, de viver, de se vestir – e vestir a casa. É o fim da massificação, do “seguir o líder”, da padronização da moda e  – no caminho contrário – a ampliação das possibilidades.”

E é o que se vê. Possibilidade de criação e de escolhas marca os lançamentos da vez – seja em cor, formato ou composições. E até nas grandes empresas do setor:

“As pessoas estão sempre em busca da personalização, por isso, cada vez mais, temos que oferecer peças únicas e inovadoras para que os revestimentos sejam os protagonistas dos projetos. Está em alta a procura por revestimentos feitos com a técnica de esmalte escorrido que remete às cerâmicas artesanais, cujo esmalte é despejado de maneira não uniforme. De acordo com Francine, a técnica  garante mais identidade, singularidade ao detalhes e valorizando, assim, as formas. “A procura por produtos desse tipo cresce a cada dia, ao mesmo tempo em que cresce a tendência em apreciar a “imperfeição” na decoração”.

Francine Nuernberg, arquiteta da Cerâmica Portinari

E  essa tendência abraça todos os setores de revestimentos, de azulejaria a porcelanatos. Vamos ver?

Chama a atenção a coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann para a Portinari.  Em forma de losangos alongados e coloridos, o porcelanato é inspirado pelos diamantes escoceses, um padrão já tradicional na moda e usado desde o século 17. São 15 opções de cores, entre elas a Living Coral, cor do ano da Pantone. As tonalidades são suaves e inspiradas em aquarela. Mais de 20 paginações são possíveis com o produto, que pode ser usado em ambientes internos e externos, tanto no piso como nas paredes.

 

 

A azulejaria, tradicional nessa abertura de possibilidade, traz novidades com desenhos geométricos. Vem acompanhadas de variedade de estampas e de cores – quando não as duas juntas. Os tons terrosos e as possibilidades estão dominando 2019, e os azulejos decorados da Mica Azulejos são ideais para aqueles que fazem questão de um ambiente moderno. 

A harmonia entre o ocre, terracota, mostarda e vinho fazem parte dos azulejos  Marrocos, Egito, Mali, Montjuic, Raval Savana, desenhos exclusivos de Gabriela Prusas, proprietária da marca. Simétrico ou assimétrico, os azulejos da marca possuem desenhos marcantes, que valorizam o ambiente com muita personalidade e sem sair da moda. Indicados para ambientes internos e externos, os azulejos são capazes de dar aquele toque final que faltava na decoração.

Mica Azulejos Decorados, criada em 2016 pela arquiteta e empresária Gabriela Prusas, oferece coleções exclusivas de azulejos decorativos, desenvolvidas e assinadas pela marca, que atende pedidos pelo site para todo o Brasil.  

 

Inspirada na natureza e nas belezas ocidentais, a Portinari apresenta a Coleção Luthier. Desenvolvida pela equipe de especialistas da marca, a coleção se divide em três belos produtos que criam uma atmosfera elegante, suave e sofisticada: Luthier,  Luthier Line e  Luthier DecorColeção Luthier tem como inspiração o Carvalho – árvore de madeira dura e ao mesmo tempo maleável, nativa do hemisfério norte, usada na construção civil e utilizada em processos dentro da gastronomia. As peças nos formatos, 20×120, 30×120 e 60×60 reproduzem o efeito da madeira entalhada, destacando as linhas e o degradê nos tons da madeira. Coleção Luthier  traz porcelanato em grandes formatos – 20×120, 30×120 e 60×60 cm – com acabamentos Natural e Hard (Antiderrapante). Uso para tráfego intenso.

 

 

 

 

E quando a possibilidade de escolha é no uso?

Ceusa lança no mercado a Large, linha de porcelanatos com grandes formatos contemplando lâminas de madeiras com dois metros de comprimento, sendo a maior madeira disponível no mercado de revestimentos cerâmicos, além da maior chapas de porcelanatos medindo  1,6 x 3,2m. E com possibilidade de usos diversos: revestindo pisos, paredes, lareiras, churrasqueiras,  fachadas e até fazendo parte do mobiliário. 

Os produtos da linha Large traz porcelanatos imponentes pelos grandes formatos e de alta resistência, por possuírem baixa absorção de água. Possuem texturas sofisticadas que vão de mármores clássicos como o  Statuário e  Sahara Noir  ao aço corten e aço escovado, cimentos e madeiras suaves com toque europeu. São novas tipologias no mercado, nas medidas 1,6 x 3,2m, 1,2 x 2,6m, 0,8 x 1,6m, 1,2 x 1,2m, e 0,26 x 2,0m.

 

Em outra linha da Portinari, a imperfeição toma conta no lugar da uniformidade dos revestimentos cerâmicos, com suas formas simétricas e esmaltação regular, eram a regra e sinônimo de sofisticação. Hoje, há uma valorização por peças diferenciadas com assimetria irregular.

Coleção Allegro

As peças da coleção, desenvolvidas nas medidas 20x20cm, apresentam cores monocromáticas e desenhos inspirados em diferentes perspectivas, como lápis, dardos, casas e pixel de computadores. A irregularidade dos desenhos e as diferentes cores das peças dessa coleção transformam os ambientes.

 

Nem sempre as possibilidades vem de uma linha só, mas de formatos e cores, por exemplo. A Coleção 2019 da Atlas mostra bem isso. Traz muita cor e formatos – tanto no desenho ( que pode vir quadrado, retangular e até hexagonal – quando no tamanho ( de minusculas pastilhas a piso com ares retrô.  E não só em termos de pastilhas de porcelana.

Entre as apostas está a nova pastilha de porcelana Ardósia, no formato hexagonal (2,65 cm), que reforça o sucesso da linha de hexagonais, recebendo um esmalte reativo exclusivo e artesanal, processo que garante um visual impactante e singular. O calor gerado pela queima em que as peças são submetidas garante uma estética exclusiva e variações de tonalidades. Além da Ardósia, novas peças reforçam a linha de hexagonais. Adicionando o novo formato – 22,6 cm –, a empresa aposta em sete novas nuances que variam entre branco, cinza, preto e um delicado rosa, tendência internacional. São elas: Antares, Lepus, Marfim, Nero, Rígel, Sirius e o rosinha Saché.

 

Com outro formato (2,5 x 2,5 cm), as pastilhas reativas também serão apresentadas nas cores azul, verde, amarelo e rosa.

 

 

Coleção Santa Ladrilhos ( leia-se Villagrestraz linhas criativas e funcionais são as características desta coleção.

 O destaque fica por conta da linha Geo Metric, que vem inspirada no cimento e nas pedras,  ambos em alta. No design, muitas possibilidades de escolha, com infinitas composições de base geométrica. O formato também ajuda. Os ladrilhos de 25 x 25cm possibilitam brincar com a criatividade e formar ambientes diferenciados dentro e fora de casa, mostrando a preocupação da marca com a versatilidade e continuidade dos espaços internos e externos, outro diferencial.

Tons sóbrios são a principal característica da Coleção Munich , da Cerâmica Portinari, com o grande diferencial nos acabamentos polidos, natural e antiderrapante, dando versatilidade de uso e continuidade aos espaços. Pode ser usada em áreas internas, externas e até mobiliário! 

Com sua base neutra e arrojada e bordas fazendo alusão ao cimento desgastado, a coleção dá liberdade de ser utilizada em vários ambientes da casa, podendo ousar nos detalhes da composição. A peça decorada, inspirada em cubos tridimensionais, é o complemento para um projeto único e com atmosfera urbana. Perfeitos para quem quer ares mais despojados. Formatos 100×100, 60×60 e 60×120 cm.

 



Compartilhe